Rubenildo Metal: Estadão confirma redução de páginas, mas não fala em cortes na redação

Estadão confirma redução de páginas, mas não fala em cortes na redação

Dando fim as especulações sobre suas mudanças estruturais, o jornal O Estado de S.Paulo anunciou agora oficialmente a reformulação. O Estadão vai estrear já na segunda-feira, 22 de abril, a nova configuração de cadernos.

De acordo com a empresa, o objetivo é oferecer mais conveniência para os leitores, acompanhando os tempos disponíveis para a leitura  –cada vez mais comprimidos nos dias úteis e maiores nos finais de semana— e organizando melhor a edição. Cabe dizer também, que esta estrutura deixa a produção mais econômica. O jornal também estreará nova versão do seu aplicativo para celulares, meio que vem aumentando sua freqüência de uso informativa.

“Nossas pesquisas confirmaram o que já vínhamos detectando: as pessoas querem mais eficiência no consumo da informação, sem abrir mão do aprofundamento e da análise”, afirma Francisco Mesquita Neto, diretor-presidente do Grupo Estado. “O resultado será um jornal centrado em três cadernos noticiosos, e cada dia com seu suplemento temático. Aos finais de semana, quando os leitores tem mais tempo, a oferta se amplia.”

O grupo informou também, que com base nessa visão empresarial e jornalística, reforçada pelas pesquisas com leitores, a partir do dia 22 o eixo básico do jornal estará assentado em três cadernos: o Primeiro Caderno será ampliado, e trará as notícias de Política e Internacional, acrescido da nova seção Metrópole, que trará para todo o País as notícias e discussões da maior cidade da América Latina, além do que de principal acontece em todas as regiões do País.