Rubenildo Metal: Monumento em Homenagem ao Índio

Monumento em Homenagem ao Índio



Por uma questão Histórica, Cultural e Humana, no dia 05 de Junho de 2000, Dia Mundial do Meio Ambiente, em que referencia o Cacique Seatle, da Tribo Duwamish, que habitava na zona norte do atual estado de Washington, cuja Capital Seatle, tem o nome do Chefe da Tribo, o Movimento Contra a Morte Prematura - MCMP, ergueu na Pça. Caixeiros Viajantes o Monumento em Homenagem ao Índio, idealizado pelo ambientalista André Paulo Barros Cairo, arquitetado pelo artista plástico Edmilson Santana, com o apoio da LA e Degraus Construtora.

Em 19 de abril de 2009, Dia do Índio, uma nova restauração do Monumento estará concluída, com o apoio da FAINOR – Faculdade Independente do Nordeste.

Como marco de um propósito e registro histórico, o MCMP continua exigindo das Autoridades, uma escavação arqueológica nas quatro localidades em Vitória da Conquista, onde existem Cemitérios Indígenas, a exemplo da Pça. Tancredo Neves, antigo Jardim das Borboletas, onde índios inocentes foram exterminados e enterrados em valas comuns em 1782.

No descobrimento do Brasil existiam 5 milhões de índios. Hoje, pouco mais de 300 mil! E amanhã?

MCMP
1989 - 2009