Rubenildo Metal: Blogs ganham até R$ 80 mil para falar bem de uma marca

Blogs ganham até R$ 80 mil para falar bem de uma marca


Marcelo Coutinho, professor da Fundação Getúlio Vargas e Consultor de Estratégia Digital, costuma exemplificar posts pagos com a seguinte analogia: se um amigo te convida para jantar e você leva um vinho para ele, estará sendo gentil. Se você levar R$ 100, estará sendo grosseiro. E é isso que as marcas fazem quando pagam para alguém falar bem delas. Apesar da opinião do profissional, donos de blogs famosos estão faturando alto com os jabás. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, eles podem ganhar até R$ 80 mil para falar bem de uma marca.
 
Segundo a matéria, ganhar brindes das empresas, convites para participar de eventos e receber entre R$ 500,00 e R$ 15 mil por uma opinião favorável de algum produto estão entre as regalias de ser um blogueiro famoso.
 
Os mais rentáveis para quem quer anunciar, de acordo com a reportagem, são os de humor, como o Kibeloco e o Não Salvo. Maurício Cid, dono do NS, diz que seus leitores "acham justo" que ele fature com o blog.
 
O post pago nem sempre aparece identificado como tal. Geralmente, é escrito em primeira pessoa e parece com uma "dica de amigo".
 
Para Alexandre Inagaki, O grande problema é a falta de regulamentação. "Cada blogueiro identifica as propagandas como quer. Alguns com uma 'tag' minúscula no fim do post, outros com selos", diz o profissional que também é publicitário.
 
Vale lembrar que o Conar investigou recentemente o caso Sephora, quando três blogueiras publicaram textos idênticos elogiando produtos da loja de maquiagens.