Rubenildo Metal: "Biblioteca Municipal" e "Rio Verruga", destaques do elevador desta semana

"Biblioteca Municipal" e "Rio Verruga", destaques do elevador desta semana

Elevador

Em Alta:


Biblioteca Municipal é opção para as férias escolares

Visitar a Biblioteca Municipal José de Sá Nunes é uma boa opção para crianças e jovens aproveitarem de forma saudável e criativa o período de férias. Mantida pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, a biblioteca é um espaço privilegiado de cultura, informação e educação.

Há mais de 50 anos, o extenso acervo bibliográfico do local atrai diariamente um grande número de usuários. São mais de 33.467 exemplares, entre livros didáticos, de literatura e infanto-juvenis, além de enciclopédias e periódicos.

Entre essas obras, uma raridade: a Biblioteca Internacional de Obras Célebres, uma coleção de 24 volumes publicada em 1900 em papel percalina. Esta publicação contém fragmentos de todas as publicações importantes até o século XIX, com os cânones da literatura portuguesa, norte americana, inglesa e brasileira.

http://www.conquistanews.com.br/cnews/biblioteca-municipal-e-opcao-para-as-ferias-escolares/




Sesc oferece programação de férias em Vitória da Conquista

O Serviço Social do Comércio (Sesc) de Vitória da Conquista está com uma programação especial durante os meses de janeiro e fevereiro.

O Projeto Sesc Verão estará acontecendo através de Oficinas, apresentações de dança e shows nos sábados e domingos, a partir das 10h.

Para aqueles que querem aproveitar as férias assistindo a filmes, uma boa opção é a exibição de longas semanalmente. Nesta primeira semana, é “O Reino dos Gato” que está sendo exibido. Na próxima, é a vez de “Kiriku e os Animais Selvagens”. Na terceira, trata-se de Animação para Crianças (Programadora Brasil n° 26) e, na última semana do mês, “O Pequeno Narigudo” será exibido.

Já em fevereiro, na primeira semana estará passando o longa “A Marvada Carne”. Na segunda, “Brava Gente” e, na terceira “Olhar Estrangeiro”. Para fechar a sessão de filmes, “Eu me Lembro” estará na tela.

Os filmes estão sendo exibidos nas terças-feiras, quartas e sábados, às 14h30.

http://www.tribunadaconquista.com.br/v1/2011/01/07/sesc-oferece-programacao-de-ferias-em-vitoria-da-conquista/



Em Baixa:





Mau cheiro continua na Feira do Bairro Brasil

Recentemente comerciantes da feirinha de carnes do Bairro Brasil reclamaram da sujeira e do mau cheiro que exalam dos contêineres que ficam nas proximidades do local.

A reportagem do Blog da Resenha Geral passou pelo local hoje (quarta-feira) e constatou que as caixas coletoras ainda guardam restos de carne podre e muita salmoura. Os comerciantes continuam solicitando a manutenção diária dos contêineres, porque segundo os moradores, o mau cheiro é terrível.

http://www.blogdaresenhageral.com.br/v1/2011/01/05/mau-cheiro-continua-na-feira-do-bairro-brasil/




Rio Verruga entre os mais poluídos do Brasil

A fundação SOS Mata Atlântica revelou que todos os 69 rios e lagos analisados estão poluídos. A qualidade da água é péssima em 4% das amostras, ruim em 28% e regular em 68%, dentre eles o Verruga, o único rio de Vitória da Conquista. Essas avaliações têm por objetivo checar a qualidade da água dos rios, córregos, lagos e outros corpos d’água nas cidades por onde passa o projeto e, desta forma, alertar a população sobre a real situação do local onde vive. Entre os 43 corpos d’água monitorados, 70% ficaram dentro do nível REGULAR, 25% dentro do nível RUIM e 5% dentro do nível PÉSSIMO. As análises que tiveram o melhor resultado foram as do Rio Doce, em Linhares (ES), e a da Lagoa Maracajá, localizada na cidade de Lagoa dos Gatos (PE), ambas com 34 pontos, classificadas no nível REGULAR. Por outro lado, as análises mais baixas vieram do Rio Verruga, em Vitória da Conquista (BA), resultante em apenas 17 pontos; e a do Lago do Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, resultante em 19 pontos, ambas classificadas no nível PÉSSIMO. Nenhum dos pontos de coleta de água destes 43 corpos d’água pode ser classificado com índices bons ou ótimos, o que aponta a grande necessidade de ações de mobilização da sociedade para melhoria da qualidade da água em todos os estados.

http://www.blogdoanderson.com/v2/?p=32046